Foto: reprodução
Um acidente envolvendo um avião de pequeno porte assustou turistas na manhã deste domingo (22) em Gramado. A aeronave caiu por volta das 9h15min. Segundo informações do governador Eduardo Leite, ninguém que estava na aeronave sobreviveu. No momento da queda havia pouca visibilidade na região.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O avião havia decolado do aeroporto de Canela com destino a Jundiaí (SP). Até o momento, as identidades das vítimas do acidente não foram divulgadas. No momento da queda, a aeronave atingiu a chaminé de um prédio, uma casa, uma loja de móveis e uma pousada. Veja o momento da queda:
Além dos passageiros, o governo do Estado informou que pelo menos 14 pessoas que estavam no local do acidente ficaram feridas, principalmente devido à inalação de fumaça. Elas foram socorridas e levadas ao hospital. Outras duas estariam em estado grave. Em decorrência do acidente e ao alta demanda de atendimentos, o Hospital de Gramado divulgou que pacientes com classificação azul ou verde serão encaminhadas a rede básica de saúde.
Também por meio de nota, o governo do Estado lamentou o fato e reforçou que o número exato de vítimas ainda está sendo apurado. Confira o texto:
"O Governo do Rio Grande do Sul manifesta seu profundo pesar pelo acidente aéreo ocorrido na manhã deste domingo (22), em Gramado, envolvendo uma aeronave de pequeno porte que havia decolado de Canela com destino a Jundiaí (SP). Infelizmente, o acidente resultou em vítimas. As autoridades seguem apurando o número exato de mortos e feridos.
Desde as primeiras informações sobre o acidente, as forças de segurança do Estado foram acionadas e se deslocaram para realizar o resgate de sobreviventes em solo, controlar o incêndio decorrente do impacto e garantir o isolamento da área. O trabalho de investigação já está em andamento e envolverá o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) permanece mobilizada, oferecendo todo o suporte necessário aos envolvidos, bem como à comunidade impactada por esta tragédia. O governador Eduardo Leite já esteve no local para acompanhar os trabalhos e prestar solidariedade.
Neste momento de dor, o governo do Estado se solidariza com os familiares das vítimas e à população da Serra, e deseja uma pronta recuperação aos feridos que estão hospitalizados."
Em nota a prefeitura de Canela lamentou o acidente.
Desvios
O fluxo de veículos na ERS-235 (Avenida das Hortênsias), em Gramado, foi parcialmente liberado após bloqueio total causado pela queda. A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) informa que a rodovia foi liberada para o tráfego, em pista simples, em ambos os sentidos. Confira os desvios e rotas alternativas:
Sentido de Canela a Gramado
O deslocamento deve ser feito pela ERS-235 a partir do quilômetro 37, por meio da Estrada Velha (Rua Emílio Leobet). Também pode ser feito via ERS-466 (Estrada do parque Caracol), no desvio do Mato Queimado.
Sentido de Gramado a Canela
Quem está no centro de Gramado pode se deslocar via Linha 28, sairá na ERS-235, quilômetro 37 (nas proximidades da loja e fábrica de chocolate Prawer). O acesso faz a ligação entre a ERS-115 e a ERS-235.
Quem está na ERS-115 para Gramado e Canela
O deslocamento deve ser realizado pela linha 28 no acesso do Carahá, ERS-115, quilômetro 32 ou no quilômetro 35 (pórtico), pela Estrada Professora Elvira Apollo Benetti. Esse trajeto sairá na ERS-235, quilômetro 37 (nas proximidades da loja e fábrica de chocolate Prawer). O acesso faz a ligação entre a ERS-115 e a ERS-235. Para o centro de Gramado, o acesso pela ERS-115 está normal.
O avião
A aeronave é um turbo-hélice de prefixo PRNDN. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave está registrada em nome de Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, filho de Cláudio Galeazzi, ex-conselheiro do Pão de Açúcar.

O presidente Lula divulgou uma nota em uma rede social se solidarizando com as vitimas do acidente. O presidente informou ainda que a Aeronáutica investiga as causas do acidente.
Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul. Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação. A Aeronáutica investiga as causas do acidente e o governo federal está à disposição do governo do estado e…
— Lula (@LulaOficial) December 22, 2024